Histórico da Unidade Escolar!



A EMEI Professora Odiléa Botta de Mattos, foi construída em substituição a escola metálica EMEI Vila São José, a escolha da Patrona foi devido a história de vida de uma pessoa que foi especial para a construção da história de educação de nossa região!
Odiléa Botta de Mattos nasceu em São Roque, no  interior do Estado de São Paulo, aos 17 dias do mês de abril de 1944, descendentes de imigrantes italianos.Cursou Magistério e Administração e Supervisão Escolar em São Paulo e em 1970 iniciou sua carreira no Ensino do Município de São Paulo como Professora Substituta do Ensino Fundamental I.Em 1973 ingressou como Professora Titular de Ensino Fundamental I tendo trabalhado sempre nesta região nas escolas: EMEF João de Deus Cardoso de Mello, EMEF Alferes Tiradentes e EMEF João Gualberto do Amaral Carvalho.Nesta última escola foi por muitos anos Assistente de Diretor e em 1993 foi convidada para ser Supervisor Escolar na então DREM 6 (Delegacia Regional de Educação Municipal) que abrangia o que hoje é dirigido pela Diretoria Regional de Educação/Capela do Socorro e parte das Diretorias Regionais de Educação de Santo Amaro e Butantã. Em 1995 passou a ocupar o cargo de Delegada de Ensino da DREM 6 com sede onde está a Diretoria REgional de Educação/Capela do ocorro onde trabalhou até sua aposentadoria em 1999. Gestora carismática conseguiu unir as Equipes das Unidades Escolares em prol da melhoria do ensino na região;criou o "Colegiado de Diretores" para compartilhar as decisões pertinentes às escolas;enfrentou com espírito determinado a construção de escolas em bairros de mananciais da região onde a população não dispunha de qualquer equipamento para o atendimento de seus filhos, conseguindo inaugurar várias destas escolas.
Faleceu em 09 de junho 2007 aos 63 anos sendo sepultada no Cemitério de Congonhas na Capital de São Paulo.

Com a participação de muitas pessoas que passaram e que continuam nesta Unidade Escolar temos alguns projetos que fazem a diferença no nosso construir diário!São eles:

Projeto Saúde Bucal , em parceria com a UBS Sérgio Chaddad, com o objetivo de desenvolver ações preventivas de saúde bucal.



Projeto Biblioteca Circulante , com o objetivo de desenvolver o hábito e gosto pela leitura através de empréstimo de livros.



Sarau de Histórias Infantis , desenvolvendo o prazer pela audição de contos infantis, bem como a concentração, a imaginação, a oralidade, a expressão corporal e a ludicidade.



Projeto Mediação de leitura , oportunizando a escolha do livro pela criança, desenvolvendo a postura leitora e envolvendo a comunidade escolar, utilizando espaços, tempos e dinâmicas diferentes de acordo com a necessidade e possibilidade.



Projeto Convivência , com o objetivo de intensificar a convivência harmoniosa entre educadores, educandos e seus familiares, com atividades como festas tanto internas como externas, como o Baile de Carnaval, Páscoa, Dia das mães, Festa Junina, Almoço de confraternização entre os alunos, Dia dos Pais, Mostra Cultural, Festa Natalina e mensalmente a Festa dos aniversariantes do mês!




"As mesas quando  são postas é com algum propósito.Tudo está em seu lugar:pratos, copos, talheres - e até pessoas , as vezes.Mas é preciso ter o que comer.Este é o princípio da relação:não basta haver o arcabouço ou a forma - há que ter o sugo, o conteúdo, o sumo da vida a ser sorvido.Clareza e direção.Ninguém chega a lugar nenhum se ficar solto à deriva, não é mesmo?"

(Virgínia Cavalcante in O Aprendizado da força)