quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Viagem à Colômbia...


            A ida a Bogotá foi uma viagem idealizada pelo instituto C&A com intuito de promover um intercambio entre os profissionais que já desenvolviam um trabalho de leitura nas escolas, ampliando o conhecimento dos mesmos e fomentando uma ação forte de promoção de leitura no Brasil.
            Saímos de São Paulo às 11h30minh do dia 16/08/2010 com uma expectativa enorme. Éramos um grupo de professores, coordenadores e diretores de 22 unidades educacionais de cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraty e Natal selecionados no concurso Escola de Leitores.
            Todos ansiosos para conhecer um país diferente com cultura, política e ações distintas.
Chegamos lá e fomos recepcionados por Silvia Castrillón, presidente de uma entidade de abrangência Nacional na Colômbia, que realiza um riquíssimo trabalho de promoção da leitura e escrita no país.
            Tivemos a oportunidade de conhecer tal trabalho por meio de palestras, conversas com autores, visitas as bibliotecas públicas e escolares, além de conversas informais nos horários de almoço e locomoção de um lugar para o outro.
            Podemos perceber a valorização e importância das bibliotecas públicas e escolares na Colômbia. Há um investimento político e uma concepção única de promoção de leitura e escrita dentro das bibliotecas.
            As bibliotecas escolares que visitamos funcionam o dia inteiro, oportunizando o acesso livre aos livros. As crianças e jovens podem freqüentá-las tanto nos horários de aula com trabalho dirigido pelo bibliotecário, quanto em horários livres para pesquisa ou leituras livres.
            É interessante que os trabalhos dirigidos pelos bibliotecários são muito parecidos com os realizados pelos professores de sala de leitura em São Paulo: empréstimos de livros, leitura compartilhada, pesquisas, leituras livres, o que difere é o acesso efetivo ao livro, pois nossas salas infelizmente têm horário restrito para o uso dos alunos.
            As bibliotecas públicas são grandes, modernas com espaços e materiais diferenciados de leituras.
            Foi um aprendizado único, voltei com uma enorme vontade de fazer parte de um movimento parecido com de lá, idealizando um trabalho de promoção de leitura que vai além das escolas, com a vontade de lutar por bibliotecas públicas e escolares que oportunize o acesso aos livros e a leitura.

Profª Claudia e Profª Luciana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário